domingo, 31 de outubro de 2010

Cultura:



A cultura da Bolívia tem muitas influências incas e de outros povos índios na religião, música e vestuário, como por exemplo, os bem conhecidos chapéus de coco. A festa mais conhecida é o El Carnaval de Oruro, patrimônio cultural da UNESCO. O entretenimento mais comum é o futebol, desporto nacional, que é praticado quase em cada canto de rua. Os jardins zoológicos também são uma atração popular.
      

A Bolívia (oficialmente Estado Plurinacional da Bolívia) é um país situado no centro-oeste da América do Sul.
Tiwanaku
A Bolívia é um país multicultural com muitas riquezas naturais e arqueológicas. Destaca-se a cultura Tiwanaku que se desenvolveu no que é hoje a região ocidental do país e cujos conhecimentos avançados foram legados ao Império Inca.


GASTRONOMIA:,


Na Bolívia é típica a comida andina o que se traduz em pratos a base de batata. Uma famosa é a Empanada Boliviana de Calco, com cebola, pimenta, ervilha, batata e ovos. Também se pode provar Aji de Lengua (uma espécie de carne com malagueta), um assado de Porco ou um Coelho Guisado. Para a sobremesa uma boa pedida é a gelatina de vinho tinto.




LITERATURA:

Como sucede em outros países Ibero-americanos, ficou muito pouco dos lugares, ritos e tradições bolivianas que só se conservam em parte, graças à tradição oral. Assim existe pouca literatura moderna e as poucas que existem trata da temática indígena. Na época colonial se destacaram as temáticas referentes a geografia, história, costumes, leis ou relatos de Potosí assim como também cantos religiosos.
Entre os personagens mais relevantes da literatura boliviana, temos que destacar os seguintes nomes: - Ricardo Jaimes Freyre, Alcides Arguedas, Nataniel Aguirre.


Nataniel Aguirre
Alcides Arguedas
Ricardo Jaimes Freyre



 
CULTURA:

A população indígena soube preservar suas tradições na vestimenta, na língua e no estilo de vida. O país apresenta uma enorme influencia indígena em todas suas variantes culturais. Na serra e no Altiplano predominam edifícios e igrejas decoradas com uma forte presença de motivos incaicos, além da flora e fauna locais. Na escultura e na pintura são numerosos os retábulos barrocos do período colonial, assim como pinturas autoctonias de enorme ingenuidade. Alguns dos pintores mais destacados nascidos a finais do século XIX são o paisagista Arturo Borda e o indianista Cecilio Guzmán de Rojas. Do século XX destaque para a escultora Marina Nuñez del Prado e os pintores Enrique Arnal e Alfredo Laplaca.


MEIOS DE COMUNICACÃO:

Os principais jornais bolivianos são: El Diário, Presencia, La Razón e La Prensa.


ARQUITETURA:

No território boliviano os edifícios construídos depois da conquista espanhola apresentam umas características que distinguem-nos dos restantes do vice-reinado. A tradição artística indígena aparece na rica decoração que cobre o exterior dos edifícios, baseada em motivos tirados da flora e fauna. Este estilo está claramente marcado em Potosí no Templo da Companhia de Jesus, obra de índio Sebastião da Cruz.

Potosí

FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bolivia/cultura-da-bolivia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário