domingo, 31 de outubro de 2010

Passado histórico:


No país que hoje conhecemos como Bolívia foram descobertos sítios arqueológicos indicando que aquela região era habitada pelo homem há 21.000 anos. Desde 700 a.C. até 1.200 d.C., desenvolveu-se o império Tihuanaco (formado por aimarás, quéchuas e chiquitos). Do século XIII ao XVI esta região foi incorporada ao império Inca.

Em 1.538, o espanhol Francisco Pizarro conquistou aquela região anexando-a ao vice-reinado do Rio da Prata. Com a instalação dos colonos espanhóis foram fundadas diversas cidades.
Francisco Pizarro

Em meados do século XVI, foram descobertas as grandes minas de Potosí, no Alto do Peru (atual Bolívia), e as de Zacatecas e Guanajuato, na nova Espanha (atual México), começando assim verdadeira colonização da América.  

A independência boliviana ocorreu em 6 de agosto de 1825 (a Bolívia foi uma das primeiras colônias a rebelar-se contra o domínio espanhol), liderada por Simon Bolívar. Cinco dias depois, adotou o atual nome em homenagem ao seu libertador.

Simon Bolívar
 
Na guerra do Pacifico a Bolívia perdeu o acesso ao oceano Pacifico para o Chile. E no ano de 1903, vendeu para o Brasil a região que atualmente compreende ao estado do Acre. Dessa forma encerrou-se o conflito com os seringueiros brasileiros. A descoberta de petróleo no sudeste do país ocasionou a Guerra do Chaco, quando a Bolívia perdeu território para o Paraguai.


Analisando o passado histórico boliviano percebemos os motivos de sua atual pobreza. 

FONTE: http://www.infoescola.com/bolivia/historia-da-bolivia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário